Parque Várzeas do Tietê – O Maior Parque Linear do Mundo

Parque Várzeas do Tietê – O Maior Parque Linear do Mundo

A Vizca Engenharia e Consultoria é líder dos Consórcios Vizca-CRA e VCS e desenvolve Programas de Educação Ambiental e Empoderamento Social das comunidades do entorno das Várzeas do Rio Tietê nas ações do Programa Várzeas do Tietê – PVT em sua primeira Etapa.

Por: DAEE

O Programa Parque Várzeas do Tietê – PVT – prevê a implantação do maior parque linear do mundo. Com 75 quilômetros de extensão e 107 km2 de área, o Parque está sendo implantado ao longo do Rio Tietê, unindo o Parque Ecológico do Tietê (localizado na Penha) e o Parque Nascentes do Tietê (localizado em Salesópolis).

O Programa, que teve início em 2011, tem como objetivo aumentar a capacidade de absorção de água na bacia do Alto Tietê. Para isso, estão sendo desenvolvidas obras e ações para recuperação das várzeas nos trechos afetados por ocupação irregular, proteção do meio ambiente natural em trechos preservados, promoção de usos sustentáveis e compatíveis com a função natural das várzeas, como lazer, turismo, cultura e educação e, por fim, garantia de habitações dignas para a população a ser realocada pelo seu reassentamento.

O PVT beneficiará diretamente 3 milhões de pessoas da Zona Leste da capital e, indiretamente, toda a população da Região Metropolitana de São Paulo. Além disso, levará mais qualidade de vida à população dos municípios de São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

A primeira etapa está sendo implantada num trecho de 25 quilômetros de extensão, da barragem da Penha até a divisa com Itaquaquecetuba, contemplando os municípios de São Paulo e Guarulhos. A área de recreação prevista para o Parque inclui núcleos de lazer, esporte e cultura, além de ciclovia e Via Parque.

Empoderamento Social

Oficina de Empoderamento Social no Núcleo de Lazer Itaim Biacica

Para que o Programa atinja seus objetivos, se consolide e tenha sustentabilidade ao longo do tempo, é necessário o engajamento social. Assim, o DAEE trabalha para munir a população local de condições para discutir e participar da criação das soluções visando a apropriação do espaço de lazer e o cuidado com as várzeas. Dentre as formas de envolver a comunidade busca-se estabelecer a agenda de uso dos equipamentos de lazer, acordos de apropriação dos espaços e mecanismos de sustentabilidade desses acordos. Assim, continuamente, as ações mobilizam a sociedade para o uso dos espaços e o próprio uso gera novas oportunidades para a mobilização crescente e incorporada ao cotidiano.

Antes mesmo da inauguração oficial do Núcleo de Lazer Itaim Biacica, em 05 de abril de 2018, foram organizadas visitas monitoradas para a apresentação do Parque e, desde a entrega, os moradores participaram ativamente de oficinas de Mapeamento Coletivo e Oficina dos Sonhos nas quais expressaram o que pensam do lugar onde vivem, contando suas histórias, compartilhando lembranças, falando o que desejam para melhorar o espaço comum e como todos podem contribuir para a realização desses sonhos.

Atividade do Projeto de Empoderamento Social no Núcleo Itaim Biacica

Outra forma de envolvimento da comunidade se dá por meio das atividades do Programa de Educação Ambiental, que estimula o conhecimento e a preservação das várzeas, bem como a reflexão e busca de soluções para problemas ambientais identificados pelos próprios moradores.

PRINCIPAIS OBRAS

O PVT envolve a construção de Núcleos de Lazer, ciclovias e Via Parque, obras de drenagem, desassoreamento, além de remoções de imóveis em áreas irregulares e de risco e reflorestamento.

• Núcleo de Lazer Itaim Biacica

O Núcleo de Lazer foi inaugurado em abril de 2018, na zona leste da Capital. Com 140 mil metros quadrados, apresenta vegetação nativa da Mata Atlântica, além de um casarão tombado pelo patrimônio histórico municipal. Possui quadras poliesportivas, playground, campo de futebol, churrasqueiras, academia ao ar livre, espaços de convivência, entre outros equipamentos.


• Drenagem de Canal no Núcleo Itaim Biacica

A obra inclui a canalização de 320 m deste canal de drenagem sem nome na margem esquerda do Ribeirão Lageado, no Jardim Helena, município de São Paulo. Esta ação objetiva proteger a várzea e melhorar a qualidade das áreas públicas por meio de melhoria na drenagem, minimizando os efeitos das enchentes para a população local.


• Núcleo de Lazer Jardim Helena

O Núcleo de Lazer Jardim Helena vem sendo construído em área de constantes inundações, além de extrema carência e vulnerabilidade social. Foi projetado visando oferecer oficinas culturais, pavilhão multiuso, churrasqueiras, playground, academia para idosos, pista de skate e campos de futebol, entre outros recursos.


• Via Parque e Ciclovia Guarulhos – Trechos 1 e 2

Obra concluída e entregue em março de 2017, com entrega de 8 km de Via Parque e 14 km de Ciclovia no trecho entre a barragem da Penha e Avenida Nitroquímica.

O trecho faz parte da primeira etapa do projeto de construção da Ciclovia e Via Parque. O conjunto ligará a Barragem da Penha à Avenida Nitroquímica, possibilitando acesso ao Núcleo de Lazer Vila Jacuí e ao Parque Ecológico do Tietê.

• Canal de Circunvalação e Reservatório em Guarulhos

As obras do Canal de Circunvalação e Reservatório em Guarulhos visam o controle de inundações nos bairros vizinhos ao Rio Tietê nas cidades de São Paulo e Guarulhos.

Os canais de circunvalação do Parque Ecológico são canais escavados ao longo das divisas do núcleo Engenheiro Goulart, localizado na zona leste, e têm a função de interceptar os córregos e galerias de águas pluviais, evitando que as águas cheguem às lagoas do parque. As águas dos córregos e galerias são descarregadas no Rio Tietê abaixo da Barragem da Penha.


• Canalização do Rio Baquirivu-Guaçu

Em Guarulhos, o PVT se estende ao longo do Distrito de Jardim Presidente Dutra. Trata-se de uma região adensada, localizada próxima à Rodovia Ayrton Senna, e que registra frequentes enchentes, com os consequentes prejuízos materiais e comprometimento das atividades industriais e comerciais. A obra de alargamento e rebaixamento do Rio Baquirivu-Guaçu visa o controle das cheias e a proteção das áreas de várzea. A canalização tem uma extensão de 2,7 quilômetros a partir da foz.

• Desassoreamento do Rio Tietê

O desassoreamento do Rio Tietê à montante da Barragem da Penha é essencial para restituir a capacidade natural de descarga do Rio.

• Remoção de material de demolição dos imóveis e aterros subjacentes

Está sendo executada a demolição de imóveis e remoção de aterros e entulhos nas áreas de intervenção da primeira etapa do PVT. O objetivo é remover residências em condição de risco e aumentar a área de várzea.

• Recomposição de Matas Ciliares / Reflorestamento de 40 hectares

O PVT já realizou o plantio de 66,7 mil mudas em 40 ha (401.536m²).


PARCERIA COM OS MUNICÍPIOS

O PVT será implantado por intermédio de uma parceria do Governo do Estado de São Paulo e DAEE, com as prefeituras de São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis. O Governo e as prefeituras atuarão em conjunto nas ações de preservação e manutenção da várzea, incluindo fiscalização e demais medidas para evitar novas ocupações irregulares, além da preparação de estudos e documentos necessários à obtenção de recursos para as obras.