Sanear Litoral Norte

Sanear Litoral Norte

Gerenciamento, Planejamento, Assessoria Técnica e Fiscalização de Projetos e Obras do Programa Onda Limpa e Água do Litoral no âmbito de implantação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de 4 municípios do litoral norte de São Paulo – Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Os Programas ONDA LIMPA E AGUA NO LITORAL objetivam elevar os índices de atendimento da população mediante a implantação de empreendimentos que beneficiarão os sistemas de abastecimento de água e os sistemas de esgotamento sanitário, visando a redução das despesas de operação, manutenção e a melhoria e preservação da qualidade dos recursos hídricos utilizados, contribuindo assim para alcançar a meta de universalização dos serviços de saneamento dos municípios operados pela SABESP na região do Litoral Norte. Haverá como benefícios a redução de números de internações por doenças de veiculação hídrica, redução dos índices gerais de mortalidade, especialmente mortalidade infantil, despoluição dos rios e canais, recuperação da balneabilidade das praias, incremento do turismo, aumento da renda e geração de empregos

Localização: Este local está confinado entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico, conformando uma área que espacialmente se articula como estreita e alongada. Suas características impõem restrições legais e ambientais ao seu processo de ocupação territorial.

Implantação do programa em região intensamente urbanizada, com ocupação desordenada, irregular, sem infraestrutura urbana e situada nas encostas do Parque Estadual da Serra do Mar, com aproximadamente 1.987 km² de área e 212 km de extensão, dos quais apenas 19,5% são passíveis de ocupação.

Na 1ª Etapa do Programa, de 2007 a 2018, foram investidos cerca de R$ 2 bilhões, aumentando o índice de cobertura dos serviços de 62% para 81%, na Baixada Santista. SP.

Na 2ª Etapa, iniciada em 2018, com alcance até 2025, estão previstos investimentos de mais de 1,4 bilhão para a cobertura da coleta saltar para 92% na região, incluindo o litoral Norte, e visando manter o tratamento de 100% do coletado e novas redes de distribuição de água, ampliação de reservação e captação, tratamento e setorização de abastecimento.

O Programa Água no Litoral comtempla melhorias nos sistemas de abastecimento de água em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, como desassoreamento das captações de água, lavagem de reservatórios, melhorias e instalação de novas redes de distribuição de água, ampliação de reservação e setorização de abastecimento por bairros, instalação ETA’s

Considerado o maior Programa de saneamento ambiental da costa brasileira, desde 2007 o Programa Onda Limpa vem ampliando a coleta e mantendo em 100% o tratamento de esgotos coletados em todos os municípios da Baixada Santista.