Foi inaugurado em 4 de junho de 2021 o novo ecoponto no Núcleo Jardim Helena! Esse trabalho teve apoio do Consórcio Natural em que a Vizca é líder junto à SIMA – Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Saiba mais na reportagem a seguir:
www.prefeitura.sp.gov.br /cidade/secretarias/subprefeituras/noticias/
Prefeitura inaugura dois novos ecopontos e 36 unidades começam a receber gesso para reciclagem
7-9 minutes
Foto:AMLURB
Com o objetivo de expandir os equipamentos públicos para o descarte de materiais inservíveis de maneira correta e voluntária, o prefeito Ricardo Nunes inaugurou nesta sexta-feira (4) dois novos Ecopontos no distrito São Miguel Paulista na Zona Leste, ampliando a rede que passou a contar com 120 pontos espalhados por toda a cidade. A partir de hoje, 36 dessas unidades passaram a receber e reciclar também o gesso, em uma importante iniciativa da Prefeitura de São Paulo, feita para ampliar a sustentabilidade no município.
“Desses 120 Ecopontos, nós inauguramos 25 de 2017 para cá, na nossa gestão, só esse ano cinco Ecopontos. Não estamos só ampliando, mas também melhorando a capacidade dos materiais que podem ser entregues. Até então não se recebia gesso. Nós estamos passando a receber gesso em 36 Ecopontos dos nossos 120 da cidade, mais um compromisso da gestão Bruno Covas com a questão do meio ambiente”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
Os Ecopontos são equipamentos públicos que recebem gratuitamente recicláveis, entulho, poda de árvore e móveis velhos. As novas unidades atendem aos moradores do Jardim Romano (Endereço: Rua Duarte Martins Mourão, 307) e do Jardim Helena (Rua Cosme dos Santos com a Rua Macapera – Jd. São Martinho), contribuindo tanto para o combate aos descartes irregulares, principalmente em pontos viciados, como para a ampliação da reciclagem de materiais.
O Ecoponto Jardim Helena foi implementado na área de um parque que pertence ao Governo do Estado. “É assim que a gente constrói a gestão pública. São entes que devem ter um único objetivo: atender ao cidadão e trazer melhor qualidade de vida. Esse Ecoponto além de estar integrado ao parque vem dentro de uma política de gestão ambiental correta, de educação ambiental e do zelo pela qualidade de vida”, disse o secretário de estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
O secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, exaltou a parceria entre prefeitura e governo. “O prefeito Bruno Covas falou uma frase ano passado que ele não queria deixar marca nenhuma, pois quem tem marca é cerveja e político não escolhe área para gerir porque política pública tem que ter continuidade. Aqui a gente tem exatamente isso, o prefeito Ricardo Nunes com o secretário Marcos Penido entregando para a comunidade um Ecoponto. Isso é a política pública que a cidade precisa”, enfatizou.
Foto: SMSUB
Recebimento de gesso
Esta importante iniciativa da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) será implantada inicialmente em 36 unidades espalhadas por diversas regiões da cidade e será expandida gradativamente para os demais Ecopontos.
“O recebimento de gesso nos Ecopontos é um grande avanço para gestão de resíduos sólidos na cidade de São Paulo. É a soma de esforços da administração pública em parceria com o setor privado para combater o descarte irregular desse material nas ruas e contribuir com a preservação do meio ambiente”, diz Roberto Perosa, presidente da AMLURB.
Para a implantação do projeto de gesso nos Ecopontos, a AMLURB realizou um projeto piloto por oito meses em algumas unidades para testar a viabilidade técnica e adesão da população. Durante esse período, foram recebidas e recicladas cerca de 8 mil toneladas de gesso.
A reciclagem do gesso é uma parceria da autarquia com a empresa Multiplus, primeira empresa especializada na reciclagem do material no Estado de São Paulo, que fará a coleta, transporte e tratamento do gesso.
“A reciclagem do gesso é uma alternativa 100% eficiente e sustentável para o meio ambiente. Pelo tratamento do material, é possível diminuir os impactos ambientais do processo de extração da pedra de gesso (gipsita) e oferecer destinação correta para diminuir o descarte irregular do material”, conta Felipe Montanini, Gerente Comercial da Multiplus.
Na prática, após a coleta do gesso nos Ecopontos, a empresa Multiplus realiza o processo industrial para reciclagem, com a separação do gesso de materiais contaminantes, onde é reaproveitado 100% dos resíduos. Com isso, o gesso reciclado retorna a cadeia produtiva como matéria-prima para os setores da agricultura e construção civil.
Endereços dos Ecopontos que recebem o gesso
Região Central
+Ecoponto Bela Vista: R. Quatorze de Julho, altura do n° 51 – Bela Vista
+Ecoponto Glicério: Embaixo do viaduto do Glicério
+Ecoponto Bresser: Praça Giuseppe Cesari, 54 – Brás
+Ecoponto Cambuci: Av. Dom Pedro I, 4900 – Vila Monumento
Zona Norte
+Ecoponto Tiquatira: Av. Governador Carvalho Pinto S/N x Rua Amorim Diniz, Altura do n° 456 Jardim Mariana
+Ecoponto Vila Guilherme: Rua José Bernardo Pinto, 1480 – Vila Guilherme
+Ecoponto Santana: Av. Zaki Narchi, 629 – Carandiru
+Ecoponto Vigário de Godói: Rua Vigário de Godoi, 480 – Vila Zat
+Ecoponto Conego José Salomon: Av. Cônego José Salomon, 861 – Vila Portugal
+Ecoponto Anselmo Machado: Av.Paulo Lincoln do Valle Pontin, Alt n° 550 – Jaçanã
+Ecoponto Freguesia do Ó: R. Souza Filho, 690 – Vila Arcádia
+Ecoponto Bandeirantes: R. Itaiquara, 237 – Parque Monteiro Soares
+Ecoponto Vila Nova Cachoeirinha: Rua Felix Alves Pereira, 113 – Vila Nova Cachoeirinha
Zona Leste
+Ecoponto Vila Matilde: Rua Mateus de Siqueira, 372 – Cidade Patriarca
+Ecoponto Tatuapé: Av. Salim Farah Maluf, 179 – Tatuapé
+Ecoponto Astarte: Rua Astarté, 500 – Vila Carrão
+Ecoponto Mãe Preta: Av. Dama Entre Verdes, 26 – Jardim dos Ipês
+Ecoponto Osvaldo Valle Cordeiro: Av. Osvaldo Valle Cordeiro, 405 – Jardim Brasília
+Ecoponto Jardim Helena: Rua Cosme dos Santos com a Rua Macapera – Jd. São Martinho
+Ecoponto Jardim Romano: Rua Duarte Martins Mourão, 307.
+Ecoponto Itaqueruna: Rua Domitilia d’Abril, 92 – Cidade Nova São Miguel
+Ecoponto Vila Luísa: R. Manoel Graça, altura do n° 191 – Guaiauna
+Ecoponto Viaduto Eng. Alberto Badra: Avenida Aricanduva, 200 – Vila Califórnia
+Ecoponto Jd Lapena: R. Rafael Zimbardi, 49 – Jardim Nair
+Ecoponto Cohab Artur Alvim: Av. Padre Estanislau de Campos, 56 – Conj. Hab. Padre Manoel da Nóbrega.
Zona Sul
+Ecoponto Vicente Rao: Av. Professor Vicente Rao, 308 – Santo Amaro
+Ecoponto Cidade Saudável: R. Ptolomeu, 869 – Jardim São Luís
+Ecoponto Vila das Belezas: R. Campo Novo do Sul, 500 – Vila Andrade
+Ecoponto Piraporinha: R. João de Abreu, 326 – Jardim das Flores
Zona Oeste
+Ecoponto Berrini: Praça do Cancioneiro, 15 – Cidade Monções
Zona Sudeste
+Ecoponto Mirandópolis: Av. Sen. Casemiro da Rocha, 1220 – Mirandópolis
+Ecoponto Anhaia Mello: Rua da Prece, nº 296, Altura do nº 2000 da Av. Prof. Luis Ignácio de Anhaia Mello
+Ecoponto Tereza Cristina: Av. Teresa Cristina, 10 – Ipiranga
+Ecoponto Vila Industrial: R. Umari, 49 – São Lucas – São Paulo
+Ecoponto São Lucas: R. Florêncio Sanches, 307 – Vila Prudente
+Ecoponto Jabaquara: Rua Jupatis, 140 – Vila Mira
Sobre a AMLURB
Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo.
A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Subprefeituras, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo.
Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens e uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc.; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil – RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).