Linha 13-Jade da CPTM, que liga São Paulo a Cumbica, começa a operar o dia todo nesta segunda | São Paulo

Linha 13-Jade da CPTM, que liga São Paulo a Cumbica, começa a operar o dia todo nesta segunda | São Paulo

Conexão com principais terminais do aeroporto precisa ser feita por ônibus que saem de estação final do trecho.

Por G1 SP

A Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) começa a operação comercial nesta segunda-feira (4). Os trens passam a circular no mesmo horário das outras linhas da companhia, das 4h à 0h, e começa a ser feita a cobrança de R$ 4 da passagem.

O ramal liga a estação Engenheiro Goulart (Zona Leste) à Aeroporto-Guarulhos, próxima ao Terminal 1, de Cumbica. Os terminais de passageiros mais movimentados, no entanto, só podem ser acessados da estação final da CPTM por ônibus.

A integração com a malha é feita pela Linha 12-Safira, e a expectativa da CPTM é que a linha seja utilizada por 120 mil passageiros por dia útil.

Inicialmente projetada para ser próxima ao terminal 3, conhecido como terminal internacional, a estação Aeroporto Guarulhos foi construída próxima ao terminal 1, o que deixará os passageiros distantes da área de embarque. A mudança ocorreu após o aeroporto que era administrado pela Infraero ser concedido à iniciativa privada.

promessa de um trem que liga a capital ao Aeroporto de Guarulhos é antiga. Em sua primeira gestão, no começo dos anos 2000, o então governador Geraldo Alckmin (PSDB) tinha prometido entregar a Linha 13 até 2004.

Também há alteração a partir desta segunda-feira (4) na Linha 5-Lilás do Metrô. A estação Moema (Zona Sul) passa a funcionar, ainda em fase de implantação, das 9h às 16h – antes, ela só abria entre 10h e 15h. Ainda não há cobrança de passagem no trecho até a esação seguinte, Eucaliptos.

Fonte: G1 Globo